sábado, 23 de julho de 2011

A CARTA DE AMOR DE UM MONGE

Em um pequeno monastério na Sicília, um monge descobriu um grande segredo e decidiu escrever uma carta para o amor da sua vida para relatar sua descoberta:

Meu grande amor;
Sempre tenho dificuldades para iniciar um assunto, da mesma forma tenho para finalizá-lo. Eu acredito que os seres humanos sempre se perdem em momentos como estes. A insegurança do começo e o medo do fim levam as pessoas a desistirem facilmente de seus projetos. Mas eu gostaria de iniciar dizendo a respeito da minha decisão em seguir a minha vocação eclesiástica. Na verdade eu sempre quis decifrar os mistérios acerca do céu. A busca foi intensa. Trilhei os caminhos da teologia, psicologia, metafísica e filosofia, mas a única e real descoberta destes mistérios surgiram no momento em que estava sozinho, no escuro do meu quarto, relembrando os melhores momentos da minha vida. As lembranças foram tão intensas que parecia que eu estava novamente vivendo todos aqueles momentos. Até que de repente você surgiu nas minhas lembranças e neste exato momento Deus me mostrou que o céu não possui mistérios e que ele é tão visível e tão simples que nem nos damos conta de sua proximidade. Ele sim possui uma inegável essência; e esta essência se chama amor. Aquilo que sentíamos um pelo o outro e que me fazia esquecer o sono para contemplar-te dormindo como um belo anjo enquanto minhas mãos afagavam seus belos cabelos. Seus pais pensavam que você estava com suas amigas e que estava protegida- de fato estava mesmo protegida- porém pelo o calor do meu colo que a aquecia daquelas noites frias. Demorei muito para descobrir que o céu está dentro de nós e que infelizmente vivo um verdadeiro inferno existencial. Sonho com o dia em que poderei olhar nestes seus olhos que brilham como dois lindos diamantes, te abraçar e dizer que agora eu encontrei todas as respostas que precisava. Mas como chegarei ao céu se você não me der asas? Como alcançarei o pináculo da vida se os meus pés estiverem acorrentados? Mesmo com o paraíso interiorizado, eu preciso muito de você para alcançar os lugares mais altos. Seu amor me faz sentir livre como os pássaros. Não me culpo por te amar, não posso considerar-me culpado por querer o que me faz sentir verdadeiramente vivo.
O ser humano vive buscando definições para todas as coisas. O fascínio pela a lógica e pela a razão tem impedido o mundo de alcançar a verdadeira paz. Subtraem-se as relações e as afetividades, adicionam a individualidade, multiplicam o egocentrismo que resultam sempre em grandes descobertas científicas e em uma angústia global. Toda a minha lógica e toda a minha razão me apontam você! Por este motivo sinto muita paz, por saber que você é o resultado de tudo o que me faz sentir parte do universo. Desde que parti não ouvi uma notícia sequer a seu respeito, mesmo respeitando a minha decisão, sei que ficou muito magoada, mas estou decidido a reencontrar-te e pretendo reconstruir em seu coração as estruturas mais fortificadas para que o nosso amor torne a fazer morada e seja livre para movimentar-se como se sentir melhor. Eu não abandonei a minha fé, só estou fazendo tudo àquilo que eu deveria ter feito há muito tempo: Te encontrar e viver ao teu lado pelo o resto da minha vida. Somente isto apagará as chamas deste inferno existencial que me atormenta de dia e de noite. A tua ausência me faz sentir na alma a angústia de um eterno condenado. É claro que não posso esconder o medo de saber que você já tenha encontrado outro alguém, mas ainda assim, se o nosso amor for algo proibido aos olhos de Deus e dos demais mortais, poderemos nos esconder como Adão e Eva se esconderam após degustarem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Com certeza Deus nos encontrará neste imenso jardim da vida, mas os seres humanos nem notarão a nossa presença ou mesmo a nossa ausência. Eles andam tão preocupados com as coisas da vida que não terão tempo algum para se preocuparem conosco. Podemos vivenciar um amor secreto, podemos juntos criar o nosso mundo cujas leis serão de nossa autoria. E as leis serão simplesmente: Amar e amar!
Eu me lembro do dia em que me disse que o nosso amor seria eterno. Naquela época eu enxergava o amor como uma energia facilmente manipulável e que esta energia poderia limitar-se a apenas a uma reação química provocada pelo nosso corpo, por isso não dei muita importância. Mas a sua falta me fez reconhecer que o amor quando chega, vem como um furacão e sai carregando tudo o que encontra pela a frente. O amor é tão poderoso que contraria até mesmo as leis da física. Ele é a ação e a reação, a causa e o efeito, o principio, o meio e torna-se o principio novamente. É um ciclo sem fim, e eu o sinto vivo aqui dentro de mim, muito mais latente e forte do que antes. E ele só me faz enxergar você, só me faz te querer mais e mais.
Bom, eu vou terminando por aqui. Espero te encontrar e ter o privilégio de entregar-te esta carta pessoalmente e prometo que se ainda existir alguma possibilidade de um recomeço da sua parte, eu a colocarei em uma garrafa e a jogarei na imensidão do oceano. Juntamente com ela eu deixarei em anexo uma mensagem dizendo para quem a encontrar que vale a pena acreditar no amor, pois ainda pensando que estivesse morto, ele me mostrou que é vivo e tenho certeza que viverá para sempre nos corações mais sensíveis.
Um grande beijo e saiba que eu te amo como nunca amei ninguém em toda a minha vida!

Demetrio 11/05/1978

Estranhamente, a garrafa que continha a carta e a mensagem foi encontrada por alguns amigos da namorada de Demetrio. Ela estava no mar onde as cinzas dela foram despejadas. Ela faleceu quatro meses antes que ele tentasse entregar a carta. Na mensagem anexada estava escrito: “Você partiu, mas as esperanças não cessarão. Tenho certeza que a encontrarei em outra vida e ficaremos juntos por toda a eternidade e nada, absolutamente, poderá nos separar. As dores, as tristezas, a vida e a morte não terão mais poder sobre nós.”
O povo Siciliano nunca mais ouviu falar a respeito de Demetrio. Ele fugiu sem deixar pistas. Mas na porta do monastério, nasceram duas árvores cujos galhos entrelaçaram-se como dois amantes e todos os anos, na data em que a carta fora escrita, os apaixonados surgem de diversas partes da Itália e depositam nos pés das árvores suas cartas de amor.