sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A VERDADEIRA ESPERANÇA


Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada ainda se renovará e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como planta nova.
(Jó 14;7)
Enquanto vivemos, estamos aptos às renovações. Quando nos sentimos mais cansados, olhamos para as pessoas esperando alguma resposta, mas só encontramos o vazio e em muitos casos encontramos o desprezo. As pessoas que dizem estar ao nosso lado, às vezes são as primeiras a nos abandonar no meio do campo de batalha, entre o fogo cruzado. O perigo é iminente, somos a todo o instante bombardeados pelo poder bélico das filosofias e dos transtornos causados pela a nossa mente. No mesmo momento em que pensamos estar aptos a esclarecer as duvidas das pessoas, nos deparamos com as nossas próprias crises. Às vezes duvidamos das nossas potencialidades, duvidamos da nossa capacidade de amar e de sermos amados. Às vezes chegamos ao extremo de dizer que nascemos para a solidão e que ninguém se importa com os dilemas que enfrentamos. Levamos a culpa por nossos fracassos, culpamos a vida, culpamos as pessoas e culpamos a Deus por não se revelar a nós. Então decidimos acabar de vez com esta situação e recorremos às novas experiências. Alguns se embriagam, outros se entorpecem e outros tentam tirar a própria vida. Mas hoje Deus me mostrou que ainda que tudo esteja acabado, ainda que todos digam que não há mais jeito, ao cheiro das águas brotaremos e daremos novos ramos como planta nova. Jó foi o maior exemplo de crises existenciais e perdas. Ele viu seus filhos morrerem, sua casa ruir por uma forte ventania. Ele viu seus empregados serem assassinados por bandidos e seus pertences serem roubados. E depois de perder tudo, seu corpo ainda foi atacado por uma forte lepra e ele se coçava com pedaços das telhas dos entulhos de sua antiga casa agora em ruínas. Ele cheirava mal e seus amigos sentiram pena dele, mas eles só lhe dirigiam a palavra a distancia, pois evitavam o contágio da doença. Tanto os amigos como a sua mulher ainda o tentaram fazer reclamar da vida e atribuir a Deus o seu fracasso. Mas ele bradou em alto e bom som:
“Eu sei que o meu Redentor vive”.
Ele acreditava na renovação, ele permitiu que a esperança se transformasse em uma fé sobrenatural e Deus não hesitou em devolver-lhe tudo, absolutamente tudo em dobro. Não aconteceu da noite para o dia, nem a sua perda e muito menos a sua renovação. Durou algum tempo, e durante este tempo ele soube identificar o verdadeiro valor da esperança. Eu acredito que foi baseado nesta história que surgiu o ditado popular “ a esperança é a ultima que morre”. Mas infelizmente nos dias de hoje, a esperança têm sido a primeira a perecer nos corações. Hoje encontramos pessoas que carregam na alma a culpa do seu nascimento. O fortalecimento das novas descobertas científicas e psíquicas tem ofuscado a fé. E a única maneira de conseguirmos viver em plena paz é nutrir no coração a fé de que Deus mudará tudo e que tudo vai passar. De que adianta tentarmos encontrar as repostas nos lugares movimentados onde todos aparentemente se divertem sendo que a solidão insiste em nos atacar mesmo quando estamos rodeados de gente? É inevitável a impressão de que tudo está sem graça e que não era como antigamente. Saiba querido(a), de fato as coisas mudaram. Agora você está só. Agora você percebeu que todos buscam apenas os próprios prazeres e que você não significa tanto como as pessoas dizem que você significa. Mas não desanime, pois o seu Redentor ainda vive. Ele ressuscitou e tem todo o poder em Suas mãos. Vai para um lugar onde você possa estar sozinho(a), olhe para o céu e veja que tudo isso foi criado por Deus, mas nada disto é tão importante para Ele do que você. É, você mesmo(a)! Jesus não foi crucificado por amar as estrelas, as galáxias, as girafas, os leopardos ou mesmo os mares e a lua. Jesus foi crucificado para que você pudesse ter acesso a presença Dele. E ele está apto a te ouvir a qualquer instante porque Ele te ama de verdade. Não como o seu(sua) ex disse que te amava, mas um amor incondicional, mesmo sabendo que talvez de ler tantas linhas você considere tudo isto uma verdadeira baboseira. Abra os teus olhos e o teu coração não a tua mente. E lembre-se ainda há esperança. Que Deus o(a) abençoe!