sábado, 24 de maio de 2014

Para os Revolucionários de Plantão

Você que quer se tornar um revolucionário, que deseja esfregar na cara da sociedade o quanto ela é hipócrita e paradoxal, saiba que você é um grande candidato a viver no ostracismo, pois isto é o que está reservado para todos os revolucionários.

Aqueles que dizem ser seus aliados, no final, vão abrir o cu para o sistema e te deixar com cara de palhaço sofrendo todas as conseqüências e sozinho. Sempre foi assim. Todo aquele que um dia ousou transformar a realidade da social por amor à causa do bem comum, foi brutalmente penalizado. O que te espera é o mesmo castigo que abateu os grandes revolucionários do passado. O que te espera é a cruz, a decapitação, a fogueira, o fuzilamento, o cárcere e o pior de todos estes castigos; o menosprezo.

Não há tanta diferença entre viver no século XXI e no século XVI, visto que só mudamos a nossa roupagem e tivemos acesso às novas tecnologias, mas a estupidez e a idiossincrasia ainda imperam no nosso meio da mesma forma que um dia ditou regras e padrões de comportamento para os nossos antepassados.

Em um mundo de gestão e corporativismo, o revolucionário não passa de um babaca e miserável, que em nada colabora para a lucratividade, por isso está fadado a apodrecer na masmorra, absorto na negação do estilo de vida do senso comum, e pior, apodrecerá sozinho e pobre. Por isso, se você ainda mantém esperanças de transformar essa sociedade, pense melhor! Não se pode mudar consciências que não querem ser transformadas. Ou você entra de vez no jogo, toma a pílula azul e siga sua vida normalmente, ou tome a pílula vermelha e viva como disse Nietzsche “Nos cumes gelados em busca de tudo o que é insólito, digno de ser questionado e de tudo o que foi proscrito pela moral” e bla bla bla...

Isso pode parecer muito reacionário para você, mas não se assuste, não há problema algum em ser reacionário nos nossos dias. É até uma grande vantagem! O mundo pertence aos reaças, ou será que você ainda não se deu conta disto? Por fim, só espero que você faça suas escolhas e contemple o caos que está sobre sua cabeça e sua ideologia.

A Sociedade Odeia os Filósofos

A sociedade odeia Filósofos. Também não é por menos; Quem pode gostar dos que só têm questionamentos a oferecer? Ela precisa de pessoas objetivas, focadas e úteis, não de pessoas que exerçam a lógica para contestar os “por quês” da existência. Nas escolas, nos hospitais, na TV, nos web sites, e até mesmo nos templos religiosos, buscam-se pessoas que apresentem soluções rápidas e tateáveis aos problemas que afligem o senso comum. Ninguém se importa com conceitos, afinal, já se tem pré-conceitos o bastante para dar e vender.  “Os Filósofos vivem e merecem viver no ostracismo!” É o que demonstra a sociedade com seu desprezo. Tais pessoas, não necessitam de filósofos e sim de mais médicos, engenheiros, físicos, matemáticos, atores de TV, cultura pop, comida e sexo, muito sexo. Como diria o grande filósofo (ou desocupado?) Sócrates: “Aquele que se casa com uma boa esposa, se torna feliz. E aquele que se casa com uma esposa má, se torna filósofo.” Uma boa esposa, não tem saco de sentar-se com seu marido e tentar desvendar os mistérios da existência, uma boa esposa quer logo assumir seu papel na objetividade e aquietar-se nas vitrines, ora consumindo, ora obedecendo aos mandos e desmandos do mercado, para que sintam poderosas e atraentes, e no fim, ver tudo terminar em sexo e algumas demonstrações de afeto. Somente a esposa má desperta no filósofo a consciência de que todas as esposas, assim como o resto da humanidade, caminham em desacordo com a simplicidade, preferindo assim, o caminho dos confetes e das produções humanas de felicidade e bem-estar. E quanta bobagem! Somente um filósofo mesmo para dar razão ao que não tem importância.  Erguemos as bandeiras do utilitarismo e do imediatismo e abaixemos a bandeira da criticidade. Criticar pra que? Devemos deixar as coisas como estão e devemos respeitar o espaço do outro, mesmo que este seja um grande idiota. Filósofos não respeitam ninguém, por isso, merecem sim serem odiados pela sociedade. A sociedade odeia tanto os filósofos que de vez em quando retiram alguns destes pobres coitados de suas masmorras e lhes dão um lugar de honra junto à corte imperial, afinal, quando domesticados, essa escória pode ser suficientemente útil para inflar o ego dos reis.
E o que mais me constrange é saber que se hoje eu tenho a liberdade de escrever estas linhas e se você que as lê tem a liberdade de interpretar da maneira que melhor lhe aprouver, é que um dia alguns filósofos lutaram até o fim de suas vidas para que tais coisas fossem possíveis.